Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Fraternidade e a vida no planeta

Este tema da campanha da fraternidade, como outros que antecederam servem sobretudo para repensarmos a precária ação do homem atentando contra sua própria vida. Por outro lado revela o quanto somos egoista e solitários em nossos sonhos, contrariando a solidariedade e o bem de todos.
A solidariedade não é uma ação isolada, ser solidário é sobretudo procurar o bem coletivo, e este bem coletivo se contrasta com diferentes interesses individuais como desafio, sendo necessário a superação desses interesses em detrimento do bem estar coletivo. O tema é muito importante, mas precisa que entre nós tomemos consciência em primeiro lugar de nós mesmos, de nossas individualidades, de nossos interesses, para que nossa discurssão em torno de um assunto de tão elevada importância, não possa significar tão somente uma "bela" retórica. Por isso não podemos fugir de um debate que encontre o verdadeiro foco de influência que conduz as pessoas para destruição do planeta e da vida. Com um olhar profundo podemos perceber que dois aspectos contribuem fundalmentalmente para a degradação do planeta: O consumo desenfreado e egoísta e a fome do capital, estes devem ser contidos de forma urgente se temos verdadeiramente disposição de salvar o planeta. Sobre esta determinação quero chamar atenção do compromisso cristão, da tentativa de ser um outro Cristo assumida no batismo, da necessidade de neste momento superar o egoísmo para testemunhar o nosso ser cristão. A igreja convida e nós orientados pela nossa fé cristã, seguimos em buscando de um planeta vivo, uma terra melhor. O planeta ou a terra prometida, a terra de nossos sonhos, a terra da liberdade é possível é a terra onde minha felicidade não compromete a felicidade dos outros.
Portanto superior a este tema será nossas ações para proteger o planeta, pois nossos desejos e sonhos só são verdadeiros quando realizamos, quando fazemos com que estes se materializem em benéficios de todos. Lembre-se o mundo pode não exergar o que voçe faz em beneficio dele, mais voçe pode fazer algo para exergar esse mundo melhor, faça sua parte.

Antonio Duarte